Diferenças entre a pizza brasileira e a pizza italiana

Diferenças entre a pizza brasileira e a pizza italiana

Diferenças entre a pizza brasileira e a pizza italiana

A pizza é um prato típico da cozinha italiana, mas aqui no Brasil ela tornou-se extremamente comum, sendo uma boa pedida, principalmente nos fins de semana, mas você sabia que há diferença entre a pizza italiana e a brasileira?

Pois é, engana-se quem acredita que as pizzas produzidas aqui no Brasil são iguais às do “país da Bota”, inclusive, isso surpreende muitos brasileiros que vão até a Itália e comem a pizza produzida no país.

Mas quais são as diferenças entre essas duas pizzas? O que as fazem divergirem?

Se você sempre teve a curiosidade de saber sobre essas informações, então veio ao lugar certo, pois irei falar de todas as diferenças principais entre a pizza brasileira e a pizza italiana.

Acompanhe!

Pizza italiana vs. Pizza Brasileira: Quais as diferenças?

 

Massa da Pizza

A primeira grande diferença entre as pizzas brasileira e italianas diz respeito à massa desse prato.

massa da pizza italiana

No Brasil, é muito comum encontrar, em qualquer pizzaria, pizzas com massas de espessura grossa, incluindo as bordas, que costumam conter algum recheio, como é o caso do catupiry ou do cheddar.

Por outro lado, na Itália, principalmente em locais tradicionais da venda de pizzas, como é o caso da região napolitana, a massa das pizzas tende a ser bastante fina e a borda não conta com essas “brasilidades”.

Um dos principais motivos pelos quais tanto esteticamente como na questão do sabor as pizzas dos dois países divergem tanto é pelo tipo de farinha usada em cada um deles para a produção desse prato.

Quer saber mais sobre massas de pizza, confira nosso conteúdo sobre: Maturação massa de pizza: Tudo o que você precisa saber.

Sabores da Pizza

Um outro ponto de diferença entre as duas pizzas está na questão dos sabores das mesmas, já que no Brasil é comum se inovar bastante no cardápio de pizzas.

Por exemplo, as pizzas doces (como chocolate, romeu e julieta, e doce de leite), bem como pizzas salgadas, como a nordestina e o frango com catupiry, não são comuns nas pizzarias da Itália.

Por lá, as pizzas tendem a ser mais simples, visto que o objetivo é deixar o cliente sentir o sabor dos ingredientes, enquanto no Brasil a grande mistura dos mesmos anula uma grande parte do sabor de vários outros na preparação.

As pizzas da Forneria Oliva seguem os sabores tradicionalmente italianos. E sentir cada ingrediente é uma das melhores experiencias que será proporcionada a você.

ingredientes de uma pizza italiana de verdade

Modo de preparo e ingredientes da Pizza

Outros fatores que diferenciam bastante as pizzas brasileira e italiana são a forma de preparo e os ingredientes das mesmas.

O preparo da massa, na Itália, que proporciona que a pizza seja bem mais fina, foca em deixa-la o máximo possível elástica, o que não costuma ocorrer muito no Brasil.

Além disso, a pizza italiana costuma ser produzida com os ingredientes mais frescos e selecionados possíveis, de modo que proporcione uma experiência maravilhosa para quem está saboreando-a.

Já aqui no Brasil, nem sempre as pizzarias, visando reduzir o tempo de preparo, otimizar a produção e diminuir os custos, utilizam ingredientes frescos, preferindo os industrializados.

Formato da pizza

Uma das grandes diferenças entre as pizzas dos dois países está, muito claro, no formato da mesma, visto que enquanto no Brasil a pizza é sempre redonda, na Itália ela pode ser encontrada nos mais diversos formatos.

Há aquelas pizzas redondas tradicionais (chamada de tonda), a redonda menor cortada em pedaços (portafoglio) e que costuma ser individual, a al taglio e a sfincione (vendidas em pedaços quadrados).

Isso mostra a grande variedade que existe no país da pizza, que costuma ser vendida nas ruas como um lanche, da mesma forma que se come sanduíches e tapiocas pelas ruas do Brasil.

Como você viu, ao contrário do que muitos ainda pensam, há muitas diferenças entre a pizza brasileira e a pizza italiana.

Neste texto, você pôde ver quais são essas principais diferenças, que vão desde a massa até o formato da pizza, e que costumam surpreender muitos brasileiros que visitam a Itália.

Gostou do artigo de hoje sobre as diferenças entre a pizza brasileira e a pizza italiana?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Deu aquela vontade de comer uma pizza autêntica italiana? Na Forneria Oliva você irá saborear pizzas e outros pratos, elaborados com ingredientes especiais, seguindo o processo original de produção. Venha nos visitar ou faça seu pedido pelo delivery aqui.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TO TOP