História da pizza pelo mundo: Fatos e Curiosidades

História da pizza pelo mundo: Fatos e Curiosidades

História da pizza pelo mundo: Fatos e Curiosidades

A história da pizza é bastante rica, contando com muitos fatos e curiosidades que muitas pessoas sequer conhecem, mas que são bastante interessantes.

Por exemplo, você sabe qual a origem da pizza? Sabe qual foi a primeira pizza produzida e os primeiros sabores? Sabe quando a pizza chegou ao Brasil?

Se você deseja saber tudo sobre a história da pizza, então não deixe de acompanhar esse artigo até o final!

História da pizza: O que você precisa saber de mais importante

Origem da pizza

A origem da pizza, ao contrário do que muitos imaginam por aí, é realmente na Itália, entretanto, há muitas dúvidas sobre como o “ancestral da pizza” chegou até o país.

Divergências à parte sobre a história da chegada do que seria, futuramente, a pizza, o fato é que a origem real dela, tal como a conhecemos hoje em dia, é em Nápoles, em 1830.

E qual foi a primeira pizza criada?

Primeira pizza

A primeira pizza redonda foi criada no ano de 1889, por Rafaelle Esposito, a pedido da rainha da época, Margherita, e foi produzida para representar as cores da bandeira italiana:

  • Queijo (o branco)
  • Manjericão (o verde)
  • Tomate (o vermelho)

Essa pizza, feita com esse tipo de recheio, passou a ser chamada, portanto, de Margherita, nome que ela leva até hoje, por conta da rainha italiana para a qual foi criada.

Primeiros sabores

A margherita foi o primeiro sabor de pizza criado, mas logo eles expandiram-se para outros, como é o caso da napolitana (também conhecida como marinara) e da pizza ripieno (calzone).

Além disso, a formaggio e pomodoro é um outro sabor bastante tradicional e está entre os primeiros que foram criados na Itália.

Alguns dos outros sabores, que hoje estão nas graças dos brasileiros, como a calabresa, o frango com catupiry e a portuguesa foram surgindo posteriormente, algumas com criação já nesse século.

A verdadeira pizza napolitana

A pizza napolitana ou a verdadeira pizza napolitana é considerada, hoje, como um patrimônio imaterial da humanidade.

Como visto, foi em Nápoles que surgiu a primeira pizza da história e por isso a pizza napolitana é tão importante para a história do mundo.

A receita surgiu, na realidade, por volta do início do século XVIII, e em 1984, mais de dois séculos depois, criou-se a Associação da Autêntica Pizza Napolitana.

O objetivo da associação é conferir o selo de qualidade para aquelas pizzarias que seguem todas as diretrizes para fazer a pizza napolitana do jeito tradicional.

Para se fazer a verdadeira pizza napolitana, é preciso que a fermentação da massa seja lenta e que ela seja cozida no forno à lenha.

A massa pode ser esticada apenas com as mãos, jamais com um rolo ou qualquer outro material, visto que modifica, no momento da preparação das bordas, o sabor final da mesma.

Só existe dois tipos de pizza que são aceitas pela Associação como a verdadeira pizza napolitana:

  • A marinara, feita com tomate, orégano, azeite e alho
  • A margherita, feita com tomate, mussarela, azeite e manjericão

O tamanho da verdadeira pizza napolitana é sempre até cerca de 35 cm de diâmetro e serve sempre uma porção individual.

A chegada da pizza no Brasil

A última curiosidade a ser vista nesse artigo sobre a história da pizza é quanto à quando a pizza chegou no Brasil, o que ocorreu por volta do ano de 1910, devido à presença de imigrantes italianos no país.

No bairro paulistano do Brás, considerado por muitos como o berço das primeiras pizzas que surgiram em solo brasileiro, foi fundada a Cantina Santa Genoveva, primeira pizzaria brasileira.

Em 1924 foi fundada uma pizzaria que, está aberta até hoje, e apesar de não ser a mais antiga do Brasil, é a mais antiga ainda é funcionamento nos dias atuais.


Como você viu, a história da pizza é cheia de fatos e curiosidades inusitados, como a pizza Margherita, que tem o nome devido a rainha para a qual foi criada.

Neste texto, você pôde conhecer alguns dos principais fatos e curiosidades que estão inseridos na história desse que é, com toda a certeza, um dos pratos mais consumidos do mundo.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é a história da pizza?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Na Forneria Oliva as pizzas são preparadas seguindo as receitas italianas originais, que proporcionam aos nossos clientes a melhor experiência gastronômica da região. Venha nos conhecer ou peça sua pizza autêntica italiana pelo nosso delivery clicando aqui.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TO TOP