Maturação massa de pizza: Tudo que você precisa saber

Maturação massa de pizza: Tudo que você precisa saber

Maturação massa de pizza: Tudo que você precisa saber

No momento de preparar uma pizza, há vários fatores que contam bastante para proporcionar, no final, o resultado perfeito, e um deles é a maturação da massa de pizza.

Muitas pessoas que trabalham nessa área parecem não conhecer nada ou conhecer muito pouco sobre esse processo, que faz toda a diferença na qualidade final da pizza a ser consumida pelo cliente.

Mas o que é o processo de maturação da pizza, como ela é feita e o que é necessário para realizar uma maturação de qualidade?

Isso tudo você verá, a partir de agora, nesse artigo completo sobre o tema!

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar o texto até o final!

Saiba tudo sobre maturação da massa de pizza

O que é a maturação da massa de pizza?

A maturação da massa de pizza consiste em um processo de fermentação natural pela qual elas precisam passar por, pelo menos, 24 horas de descanso, antes de ser preparada.

Aqui no Brasil, não são todas as pizzarias que respeitam o mínimo de tempo de maturação, que seria de 24 horas, e muito menor é o número daquelas que fazem a maturação da massa de pizza de longa duração (48 horas).

E como esse processo de maturação da massa de pizza é feito?

preparo da massa da pizza

Como a maturação da massa de pizza é feita?

No Brasil, o costume da maior parte das pizzarias é fermentar a massa de pizza de 2 a 4 horas e depois prepará-la, o que costuma deixar a maioria das pizzas bastante “padrão” por todo o país.

Nesse tipo de processo, ocorre apenas a fermentação da massa, mas não a maturação da mesma, o que faz com que a massa a ficar mais dura e menos digestiva.

A maturação da massa de pizza é um processo relativamente simples de fazer, sendo necessário a adição de um pouco mais de fermento do que o utilizado para fazer uma pizza com fermentação de menos de 12 horas, por exemplo.

Depois de preparar a massa fermentada, você deve deixa-la descansando (por 24, 48 ou até 72 horas, dependendo do seu desejo) até que o processo de maturação seja concluído.

Durante esse processo, as culturas de organismos vivos presentes no fermento têm o tempo necessário para atuar na massa, digerindo enzimas dos amidos que são mais complexos, tornando as pizzas mais saborosas, crocantes e digestivas.

Assim, com o tempo de maturação, além da maciez, a massa de pizza também ganha sabor, o que a faz tão diferente da maior parte das pizzas que são apenas fermentadas.

Na Forneria Oliva, as massas de pizza são produzidas de acordo com as tradições italianas utilizando o processo de maturação de longa duração que pode durar até 36 horas.

O que é necessário para realizar uma maturação de qualidade?

Primeiramente, o processo de maturação de massa de pizza tem, como principal fundamento, o tempo em que a massa da pizza fica “descansando” depois de fermentada com material biológico.

Quanto maior for o tempo para que a massa possa maturar na geladeira, melhor será o resultado final da pizza, sendo leve e bastante saborosa.

Ao contrário do que se faz na maioria das pizzarias, em que ocorre apenas a fermentação tradicional, uma maturação de qualidade deve permitir que ocorra a maior ação possível da fermentação a longo prazo na massa de pizza.

maturação da massa da pizza

É por isso que a massa de pizza produzida com maturação de longa duração, que é aquela realizada com 48 horas de fermentação, é considerada como a melhor existente nesse ramo.

Entre as vantagens dessa pizza, que já foram anteriormente citadas nesse artigo, estão:

  • Massa de pizza mais crocante
  • Massa mais leve
  • Maior digestibilidade da massa de pizza (levando-se em consideração que as principais enzimas foram digeridas na fermentação ou maturação de longa duração)
  • Melhor textura da massa de pizza
  • Melhor sabor da pizza, tornando-a inigualável

Conclusão

Como você viu, a preparação da pizza, para que ela realmente possa ter o sabor desejado, precisa ser feita com o processo de maturação da massa de pizza, algo que a maior parte das pizzarias brasileiras não realiza.

Neste texto, você viu o que é a maturação da massa de pizza, o que é preciso para fazê-la e quais os resultados que ela traz, principalmente a maturação de longa duração.

Gostou do artigo de hoje sobre tudo o que você precisa saber sobre maturação da massa de pizza?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Venha para a Forneria Oliva saborear a melhor pizza autêntica italiana da região, em nosso jardim aconchegante. Peça também pelo nosso delivery clicando aqui.

2 Comments

  • fernnada 29/07/2020 10:26 am

    ola!
    Depois que a massa já passou pelo processo de fermentação,vamos bolear as massas depois que bolear vamos colocar em uma vasilha, com tampa pata não entra nem um ar na massa poder ser em uma vasinha quadrada depois colocar na geladeira na parte de baixo.Deixar entre 4 a 8 horas,depois vc tira e deixa mais uma hora em temperatura ambiente por mais uma hora,depois só assar. ( A na hora de bolear se for uma pizza de 35 cm vc tem que fazer bolar de 350 gramas, e quando colocar na vasilha deixe um espaço de 2 cm entre elas.)

  • fernanda 29/07/2020 10:27 am

    deixa 1 hora em temperatura ambiente.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TO TOP