3 dicas de como aumentar o ticket médio do seu hotel ou pousada
Todo hoteleiro ou dono de pousada se depara com a questão de como aumentar a receita e o lucro sem gastar demais. Quando você está inserido nas operações do dia-a-dia, pode ser difícil ver o cenário como um todo, e obter as respostas certas pode ser complexo. Ainda que existam muitas maneiras de aumentar a receita do seu hotel ou pousada. Aqui vão 3 dicas que você pode começar a aplicar imediatamente.
1. Segmente seu público-alvo
Um elemento-chave para o marketing do hotel ou pousada é criar as personas dos hóspedes para que você possa adaptar seus investimentos no marketing. Você precisa entender quem são seus hóspedes, por que eles estão escolhendo reservar com você e o principal motivo da viagem, para que você possa ter uma noção de como direcionar seus investimentos de marketing. As respostas a essas perguntas ajudarão você a desenvolver segmentos de hóspedes e fornecerão dados poderosos para melhorar sua estratégia de marketing e atividade de vendas.
Para entender melhor, você pode observar que sua acomodação atrai principalmente viajantes de negócios entre 35 e 45 anos e que esses hóspedes escolhem ficar em seu hotel ou pousada devido à sua proximidade a um centro de convenções que recebe muitos eventos corporativos. Sabendo disso, você pode criar campanhas de marketing especiais e anúncios pagos que promovam a localização ideal do seu espaço e segmentem diretamente quem viaja a negócio.
2. Crie seu próprio canal de reservas
Para compensar as reservas que você recebe por meio de agências online de viagens e aumentar as reservas diretas sem comissões e processadas pelo site do seu próprio hotel, você pode usar uma plataforma de reservas. Essa plataforma possibilitará que os visitantes do seu site façam a reserva diretamente nele, ou até mesmo através do seu perfil na rede social.
Desse modo, os hóspedes em potencial têm uma maneira integrada de fazer suas reservas ou complementos (upgrades de quarto, check-out tardio, café da manhã e muito mais). Certifique-se de aproveitar todas as oportunidades de vendas adicionais em seu site.
3. Venda a experiência, não somente a compra
No mercado de viagens saturado, é importante que os hotéis ou pousadas mostrem o que os tornam únicos. Como dono, você precisa colocar os melhores e mais diferenciados aspectos do seu negócio em primeiro lugar no seu site e perfis da rede social para que os hóspedes em potencial possam começar sua experiência antes mesmo de chegar para a estadia. Você pode achar difícil fazer isso se tiver uma acomodação pequena e simples, mas a verdadeira diferença está entre oferecer uma combinação (quarto básico e alimentação) e uma experiência (uma estadia inesquecível). Muitas vezes isso pode ser feito com um serviço acima da média, em vez de investir em um design sofisticado, por exemplo. Proporcionar uma experiência única ao hóspede pode se tornar parte da proposta de valor do seu hotel ou pousada, e a equipe deve atender às necessidades e problemas não resolvidos de seus clientes, e empreender um esforço para fazê-los sentir que estão em busca de algo especial. Você também precisará de avaliações de clientes para ajudar a promover a oferta exclusiva que você oferece. Se você encontrar algo para diferenciar sua acomodação, você atrairá mais hóspedes ao hotel ou pousada, e aumentará a receita. Um diferencial que pode ser oferecido aos seus hóspedes é a alimentação complementar aos pacotes, como por exemplo uma pizza para o jantar… A pizza é a comida que une todo mundo. Além disso, quem nunca ouviu alguém perguntar à recepcionista do hotel ou pousada: “qual a pizzaria mais próxima?”, oferecer esse serviço torna a experiência do cliente ainda melhor, é possível atraí-lo ao seu espaço ofertando um adicional de qualidade sem a necessidade de mão de obra especializada. Por isso as pizzas pré-assadas e congeladas da Forneria Oliva já fazem sucesso entre seus clientes, se trata de uma pizza clássica italiana, com massa de longa fermentação, ingredientes premium e de um sabor incomparável. Ficando pronta em 6 minutos, garante o menor tempo de espera que uma pizzaria pode oferecer, com a melhor experiência de pizzaria clássica italiana, sem acréscimo da mão de obra especializada. Vender essa experiência completa vai garantir o aumento do seu ticket médio, certificando a satisfação do seu hóspede.
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